O site Bleeding Cool trouxe hoje a triste confirmação de que o Universo Marvel, o universo ficcional dos personagens publicados pela Marvel Comics, terá mesmo o seu fim em 2015, conforme rumores alertavam desde o ano passado. A notícia parece indicar que a Marvel irá fazer um reboot de seu universo, assim como sua concorrente DC Comics realizou há pouco mais de três anos.
O grande episódio ocorrerá em meio à saga Secret Wars (Guerras Secretas), que é uma releitura de uma outra com o mesmo título, que foi publicada em 1984. Segundo o site, a nova saga mostrará uma colisão entre o Universo Marvel tradicional (aquele que segue a cronologia dos personagens desde 1961 até hoje) e o Universo Ultimate (com versões mais “modernas” dos mesmos personagens, publicado desde 2000). Ao fim da saga teremos um novo Universo Marvel.
O que isso representa em termos de mudanças efetivas aos personagens ainda não está claro. Um dos comentários mais fortes é que, no novo universo, Peter Parker e Miles Morales compartilharão o mesmo universo, então, ambos serão o Homem-Aranha!
(Para os não iniciados: há alguns anos atrás, no Universo Ultimate, a versão “moderninha” de Peter Parker morreu em meio a uma batalha e foi substituído por Miles Morales, que passou a ser o novo Homem-Aranha. No Universo Marvel tradicional, Parker permanece como o aracnídeo normalmente).
Outro aspecto relacionado à nova Secret Wars é que surgirão várias outras velhas sagas da Marvel como releituras, tal qual Guerra das Armaduras e Hulk Contra o Mundo.
A Marvel Comics mantinha a mesma linha cronológica desde 1961, quando do lançamento da revista Fantastic Four 01, que deu partida à então nova linha de revistas e personagens da editora, que apresentaria Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem de Ferro, Vingadores e X-Men. Eram personagens novos, criados em sua maioria pelo escritor Stan Lee e seus colaboradores desenhistas Jack Kirby, Don Heck, Steve Ditko e alguns outros.
Em menor medida, alguns personagens mais antigos da Marvel, como o Namor, o príncipe submarino, e o Capitão América, criados em 1939 e 1941, respectivamente, também foram trazidos de volta e inseridos nesse universo.
O fato de manter uma mesma linha cronológica desde então, deu fama de universo ficcional mais coeso à Marvel, ao contrário de sua maior concorrente DC Comics (que publica Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde etc.), cujos personagens remetem ao fim dos anos 1930 e início dos 1940 e, desde os anos 1960, instituiu o conceito de Multiverso, ou seja, vários universos ficcionais distintos que criam ligações (dimensionais?) entre si.
O confuso aspecto de várias realidades alternativas convivendo lado a lado em meio aos seus personagens obrigou à DC Comics realizar vários reboots ao longo do tempo, começando com a Crise nas Infinitas Terras, em 1985; e prosseguindo com várias outras, como Zero Hora, Crise Infinita e a mais recente Os Novos 52, iniciada em agosto de 2011.
A Marvel nunca havia recorrido à estratégia do reboot e sempre lidou com suas incongruências cronológicas de modo criativo e pontual.
Não está claro que direcionamento a Marvel tomará e nem qual o impacto da fusão dos universos tradicional e Ultimate, por isso, teremos que esperar por mais detalhes.
Mas uma coisa pode-se esperar: a Marvel irá aproximar suas versões em papel daquelas já consagradas nos cinemas. Fique atento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário