Noticias, Analises, Origens dos seus principais assuntos sobre entretenimento

domingo, 7 de maio de 2017

Panini e sua perseguição contra Scans

A Panini Comics ordenou, no dia 4 de Maio, através de e-mail a remoção de scans ilegais de quadrinhos que ela possui direitos de distribuição no Brasil. O comunicado veio ao publico através da página no Facebook HQ Ultimate, um dos vários sites brasileiros que disponibiliza diversas scans. O Grupo comunicou que todo o conteúdo pertencente à Panini Comics seria retirada de seu menu, um trecho do e-mail enviado pela Panini Comics à equipe:

“a remoção integral de todas as scans de quadrinhos da Marvel e DC Comics (incluindo quaisquer selos como a Wildstorm e a Vertigo), que estão sob copyright da Panini Brasil(…)”

Segundo o anúncio, a equipe HQ Ultimate removeu seus scans disponíveis para demonstrar boa fé e respeito para com a Panini Brasil. Assim como a HQ Ultimate, outros sites que disponibilizam materiais destes selos devem também remover seus conteúdos.

Uma pergunta que não quer calar quem consegue comprar todas as hqs de determinado personagem no Brasil? Ninguem isto porque muito dos materiais nunca chegam no Brasil, quando chegam não são todas as bancas que tem disponibilidade de venda, ou cidades com o nicho do especifico personagem.

No Brasil uma caçada semelhante começou 7 anos atrás, porem para cada site fechado 10 novos surgiram, o que tornou inviavel para a editora começar sua campanha, porem agora parece que vai voltar com ela.

O efeito de caçar sites e blogs de scan é apenas temporário, pois mesmo que sites caem muitos outros vão surgindo com novas equipes de tradução, é uma pena que a Panini ainda não tenha se adaptado a era da internet, especialmente pelo fato de que download gratuito não é considerado pirataria, mas em alguns casos pode violar o termo de serviço da hospedagem do site obrigando seu fechamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário