Origem
As Tartarugas foram criadas por Kevin Eastman e Peter Laird como uma paródia a obras de Frank Miller: Demolidor e Ronin hqs onde existam personagens que eram ninjas, samurais e possui um tema mais voltado a ficção científica, outra Hq que ajudou no conceito das Tartarugas foi a Novos Mutantes da Marvel Comics onde veio a origem mutante.
Inicialmente, tiveram uma revista em quadrinhos lançada em 1984 pela Mirage Comics, uma editora independente fundada por Kevin e Peter.
A Primeira versão animada
O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987 e foi exibido até o ano de 1996, este foi o desenho de maior duração até ser superado por Os Simpsons, e mais recentemente por Scooby Doo.
A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc., foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas, onde originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias, a origem de Splinter e a profissão de April O'Neil foi alterada de programadora para repórter, outras adições foram personagens como o vilão alienígena Krang e os capangas Bebop e Rocksteady, além de uma participação na série de um personagem da série de quadrinhos Usagi Yojimbo de Stan Sakai conhecido como coelho Miyamoto Usagi.
Com o sucesso desta série animada, foi lançada uma nova revista infanto-juvenil que foi publicada pela Archie Comics, além da franquia também ter tido pequenas aparições em tiras de jornal e mangás.
Anime, Série para TV e HQS Image
Em 1996, foi lançado no Japão uma versão original animada das tartarugas com o titulo Mutant Turtles: Superman Legend esta animação contava com dois episódios de uma versão alternativa do grupo, diferente das que já haviam sido demonstradas até o momento. Ainda neste mesmo ano elas passaram a ser publicadas pela Image Comics, com histórias produzidas por Erik Larsen, criador do Savage Dragon, personagem que também apareceu nas histórias.
Depois do primeiro desenho animado e dos três filmes das tartarugas, elas ganhou um seriado com atores. Produzido pela Saban, neste seriado aparece pela primeira vez uma nova tartaruga chamada Venus de Milo e depois da morte do Destruidor surge um novo vilão Dragonlord, ambos ficaram praticamente como personagens exclusivos para a série. O seriado tem um estilo semelhante aos dos Power Rangers inclusive tendo um crossover com Power Rangers: no Espaço, devido a baixa audiência durou apenas uma temporada, e existem ainda boatos na internet de que este crossover foi apenas para chamar mais a atenção dos fans para a série das tartarugas.
FOX Kids e Dreamwave: Fiéis ao Original
Um novo desenho começou a ser exibido no ano de 2003 e trouxe além de novos episódios até o ano de 2009, uma nova linha de HQ pela Dreamwave escrita por Peter David que era baseada nesta nova série animada. Este desenho foi produzido pela Mirage Studios e a 4Kids Entertainment este é considerado o mais violento e além de ser o mais fiel aos quadrinhos, possuindo ao longo de toda a série uma trama mais complexa e designs diferentes para as 4 tartarugas. No Brasil, foi exibido pela tv aberta na Rede Globo e em canais pagos na Fox Kids e Jetix.
Esta série gerou a animação voltada para a Tv Turtles Forever no ano de 2009, que foi a responsável por encerrar o seriado de 2003. Ela contava uma história em que as Tartarugas de 1987 acabam no universo de 2003, e elas deviam se unir pois o Destruidor estava decidido a destruir o multiverso invadindo o "universo original" que na época era os quadrinhos que estavam sendo feitas pela Editora Mirage.
Nick e IDW AS Novas Donas das Tartarugas Ninjas
No ano de 2009 a Nickelodeon comprou os direitos para a televisão das Tartarugas Ninjas e começou a produzir um novo seriado, neste meio tempo no ano de 2011 a licença das HQ que antes estava com a Dreamwave foi adquirida pela IDW Publishing, e em 2012 a Nick trouxe a sua versão de Tartarugas Ninjas para a TV, animação esta que era feita em animação por computador e possuía um tom mais voltado para o humor assim como do desenho de 1987 ao mesmo tempo que utilizava um pouco mais de ação e agressividade com algumas influências a animações japonesas.
2015 e Futuro das Tartarugas
Em 2015, foi anunciado um crossover das Tartarugas com o Batman, publicado pela IDW e a DC Comics, em 2017, foi anunciado outro crossover com o coelho Miyamoto Usagidas série Usagi Yojimbo e Stan Sakai, publicado pela IDW e pela Dark Horse.
Em novembro deste ano, 2017 foi noticiado de que as Tartarugas Ninja estão confirmadas para aparecerem como personagens jogáveis no jogo de luta Injustice 2 da DC Comics como parte de personagens adicionados por via de DLC "Fighter Pack 3".
A Nickelodeon também anunciou uma nova série animada 2D baseada na franquia intitulada Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles, que estreará no Outono de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário