A QUEDA DO ESTÚDIO QUE DEU ORIGEM AOS ESTÚDIOS GHIBLI E A PACIFIC ANIMATION CORPORATION
No ano de 1985 existiu um estúdio no Japão que fez duas séries de desenhos que fizeram um certo sucesso aqui no Brasil, estou falando da PAC a Pacific Animation Corporation que produziram as séries animadas Thundercats e SilverHawks. Para explicar sobre a sua origem precisamos contar a história de como ele se formou e para isso precisamos falar de outros dois estúdios de animação japonêses, o estúdio Topcraft e o estúdio Ghibli.
A Origem dos Estudios Ghibli e Pacif Animation Corporation
Topcraft foi um estúdio de animação japonês que foi criada no ano de 1971 pelo exprodutor da Toei Animation Toru Hara, este estúdio faliu e se dissolveu no no dia 15 de julho de 1985. Após a falência deste estúdio Hayao Miyazaki , Toshio Suzuki e Isao Takahata compraram o estúdio e demitiram a maioria dos antigos funcionários, além disso eles também mudaram o nome para Studio Ghibli. Enquanto a maioria dos animadores formaram junto com Hayao Miyazaki o estúdio Ghibli, o restante dos animadores que antes trabalhavam para a Topcraft formaram a P.A.C. tendo no cargo de líder de produção Masaki Iizuka.
THUNDERCATS
Rankin/ Bass aprovam thundercats em 1984
No início de 1984, Tobin "Ted" Wolf disse para seu amigo Stan Weston que tinha uma idéia onde pessoas eram gatos humanóides. Weston nessa época já tinha sido presidente da Leisure Concepts Inc. (LCI). A LCI já tinho tido direito sobre as obras Star Wars e Legend of Zelda, Weston levou Ted Wolf para conhecer Arthur Rankin Jr. e Jules Bass e sua equipe nos escritórios Rankin / Bass para discutir novas ideias de projetos. E quando foi apresentado a idéia de Thundercats os produtores gostaram tanto da idéia que decidiram transforma-la em uma nova série de animação para televisão em grande escala.
Equipe Thundercats
O grupo para a criação do novo projeto contava com Lee Dannacher como produtor de supervisão, Leonard Starr como escritor principal e também desenvolveu o conceito e criou uma série de textos e scripts para os episódios iniciais para Thundercats. Peter Lawrence foi nomeado consultor de roteiro. Mike Germakian da LCI foi contratado para obras de arte e desenhos para personagens, veículos e locais. Mike também projetou o emblemático logotipo da Thundercats. Bernard Hoffer foi o compositor que criou as trilhas sonoras para a animação. Foram realizadas audições para atores de voz na qual apesar do grande número de atores oferecidos apenas seis foram escolhidas. Estes seis eram Robert "Bob" McFadden ,Earl Hammond , Larry Kenney , Lynne Lipton , Earle Hyman e Peter Newman .
Entra a Pacific Animation Corporation
Como já havia acontecido com os desenhos animados anteriores da Rankin / Bass a animação foi feita no Japão. Antes da criação da PAC Pacif Animation Corporation Rankin/ Bass já haviam trabalhado com a Topcraft no passado.
A PAC então trabalhou junto com a distribuidora Rankin / Bass para a criação de um novo programa de TV animado: Os Thundercats. Enquanto as vozes de personagens e a música de cada episódio foram gravadas nos Estados Unidos, e as gravações, juntamente com notas e instruções foram enviadas ao Japão para serem animadas. A animação completa seria então enviada de volta aos Estados Unidos para edição antes de ser transmitida.
O episódio piloto, intitulado "Exodus", foi transmitido em 23 de janeiro de 1985. Foi muito bem recebido e altamente elogiado por todos. Thundercats tornou-se um sucesso instantâneo e o sucesso levou a outros 65 episódios sendo encomendados. O trabalho no desenvolvimento da segunda temporada começou no meio do caminho da primeira. Com o aumento da carga de trabalho, vários escritores novos foram trazidos para ajudar a escrever os scripts para os novos episódios. Dois outros atores de voz, Gerrianne Raphael e Douglas "Doug" Preis , também foram contratados.
Distribuição da Série
A Série foi distribuída pela Rankin/Bass quando ela ainda pertencia a empresa Telepictures Corporation no ano de 1985. Posteriormente a Telepictures Corporation se uniu com a Lorimar Productions e ficou conhecida como Lorimar-Telepictures. Essa união acabou quando a Warner decidiu comprar as duas empresas e passou a assumir os direitos de toda programação alem das distribuições de Thundercats.
Legado
Depois de se tornar um grande sucesso, o show finalmente chegou ao fim com o último episódio , intitulado "The Book Of Omens", transmitido em 29 de setembro de 1989. Neste mesmo ano a Disney comprou a Pacific Animation Corporation e parte dos antigos funcionarios da Topcraft foram para o estúdio Ghibli. A série além de marcar presença nos quadrinhos pela Wildstorm e também foi lançado em mídia DVD no ano de 2006 com material de bônus limitado um tributo especial ao Mumm-Ra e ao ator de voz Earl Hammond, que havia falecido em Maio do ano de 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário