Eu já falei no site Atemporal Geek sobre os primeiros consoles portáteis da Nintendo, se você não viu dá uma conferida nestes links aqui em baixo que está muito bom:
A Evolução dos Portáteis da Nintendo – As Origens do Primeiro Portátil
A Evolução dos Portáteis da Nintendo: A Revolução dos Portáteis
Agora sem mais delongas vamos direto ao assunto da nossa matéria o Vídeo Game Portátil da Sega lançado nos anos '90. O Sega Game Gear foi um console portátil de 8 bits desenvolvido pela empresa Sega. Devido ao grande sucesso provocado pelo Game Boy da Nintendo, a Sega tentou lançar um console portátil nos anos 90, entretanto além da Nintendo também tinha como concorrente o Atari Lynx e o Turbo Express.
Durante o inicio do seu desenvolvimento ele foi apelidado de PROJETO MERCÚRIO, e foi lançado posteriormente no Japão com o nome de Game Gear, ele chegou ao japão nos anos 90 e depois foi comercializado em 1991 para o Brasil e a America do Norte, e em 1992 foi comercializado na Europa e na Austrália.
Ele é até os dias atuais é considerado por muitos como um Master System portátil, pela semelhança entre os dois aparelhos. O Master System foi o primeiros vídeo game desenvolvido pela Sega e algo que é muito semelhante sobre a história de ambos estes consoles é que a criação do Game Gear e do Master System foram idealizados para que pudessem competir com os consoles da Nintendo.
Mesmo possuindo vantagens sobre o Game Boy, como por exemplo jogos coloridos e com som estéreo, suas desvantagens hoje são consideradas as causas de sua derrota na briga com o console portátil da Nintendo. Podemos citar aqui como exemplo o uso de 6 pilhas enquanto o Game Boy, usava uma quantidade menor e que mesmo com essa alta quantidade de pilhas o tempo de uso do Game Gear, devido a sua alta taxa de consumo de energia gerado pelo uso exagerado de brilho para a iluminação da tela, era menor em comparação ao Game Boy.
Talvez o maior erro deste portátil seja simplesmente o seu lançamento ter sido somente realizado um ano após o do Game Boy e pela sua baixa quantidade de jogos em relação ao seu rival da Nintendo. Hoje a Sega e a Nintendo não demonstram mais desentendimentos, mas no passado a história era outra. Hoje podemos jogar os jogos da Sega em consoles da Nintendo e em outras maquinas de jogos, como por exemplo Arcades, Smartphones, Vídeo Games, e também nos computadores.
Veja também:
Os novos planos da SEGA
A História por trás do maior mascote de todos os tempos no mundo dos jogos
[…] Game Gear: SEGA e seus portáteis há 30 anos […]
ResponderExcluir