Para a grande maioria dos internautas, a internet se baseia no que ela encontra nos sites de buscas como o Google, o Bing e etc. Mas a internet vai muito além dos mecanismos de pesquisas. Estudos indicam que a Deep Web tem muito mais sites que a internet comum. Tal como o Iceberg, a parte visível da internet é muito pequena se comparada com a parte que não se pode ver.
O mito que se criou em torno da Deep Web, é extremamente negativo, a colocando como um local perigoso, onde hackers, pedófilos e sociedades satânicas e os mais variados tipos de pessoas mal intencionadas e bizarras se reúnem para trocar informações entre si.
Antes de se julgar a Deep Web, é preciso entender o que ela é, o que é bastante simples.
A Deep Web (também conhecida como Deepnet, Darknet, Undernet, Invisible Web, Hidden web ou web invisível), nada mais é que sites da internet que não se encontram nos motores de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc). Ou seja: Para acessar um site da Deep Web, você precisa saber seu endereço, pois nunca irá chegar até ele através do resultado de uma busca no Google. Ou seja, a Deep Web não é uma internet paralela, é apenas um termo para designar os sites que não são encontrados nos buscadores.
Os motivos desses sites não estarem indexados nos motores de busca, podem ser punição por violação dos termos de indexação, ou mera opção do donos de sites. Qualquer dono de site pode retirar seu sites dos buscadores e se tornar um Deep Web. Isso é extremamente fácil de se fazer.
Mesmo estando longe dos buscadores, existem ferramentas que ajudam o internauta a localizar conteúdos na Deep Web. O uso de seu navegador padrão, como Firefox, Chrome e etc, não são recomendados para vasculhar o mundo Deep Web. Mesmo porque muitos sites Depp Web, são criptografados e precisam de um navegador especial para serem acessados, no caso o TOR
Hackers, cientistas, traficantes de drogas, astrônomos, assassinos, físicos, revolucionários, os funcionários do Governo, Polícia, Feds, terroristas, pervertidos, os mineiros de dados, seqüestradores, sociólogos, etc, usam a Deep Web.
Não é preciso dizer que é necessário muito cuidado ao navegar na D.W. Nunca utilize seu navegador comum. O melhor navegador para acessar sites D.W. é o TOR. https://www.torproject.org/ para se manter anônimo na Deep Web… a não ser que queria os Federais lhe batendo a porta.
Os motivos que levam um dono de site, deliberadamente, a optar por não ser indexado nos buscadores é simples questão de privacidade. Mas é exatamente nesse desejo de privacidade que mora o perigo, ou não. Se por um lado, grupos de amigos, acadêmicos, empresas, escolas, universidades, e etc, podem optar por não serem incomodados por “curiosos”, tentando manter o acesso a seus sites restrito a seu público limitado, por outro lado, existem aqueles que fazem da privacidade o escudo contra suas práticas ilegais, condenáveis e bizarras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário